Muitas vezes acreditamos que o bom saneamento é responsabilidade exclusiva dos órgãos públicos que administram a cidade, pois são eles os encarregados do planejamento urbano, da estrutura e do funcionamento da rede de esgoto e distribuição de água de um município ou região. Mas, quais os deveres dos cidadãos para garantir a qualidade sanitária de sua cidade? Só precisa "pagar as contas" e está tudo resolvido? Certamente que não.

 

O papel individual, por mais que poucas vezes mencionado, é fundamental para o funcionamento efetivo do saneamento básico, é o que chamamos de corresponsabilidade. Com o tempo de experiência do Trato Pelo Capivari, percebemos que grande parcela da população, quando inspecionada, não sabia que seu imóvel estava irregular! Em alguns casos, os moradores nem imaginavam que esgoto despejado nas redes pluviais chega ao Rio, e portanto é considerado uma irregularidade.

 

Precisamos garantir a eficiência das ações do programa por meio, também, da consciência ambiental. Cada cidadão ou cidadã precisa respeitar o ecossistema do bairro, realizando sua parte e ampliando o potencial de uma comunidade saudável. Natureza bem cuidada por todos e todas se reflete em rio limpo, praia limpa e, consequentemente, um bairro mais atrativo. Assim, o Ingleses pode se tornar referência para toda a região, como uma comunidade preocupada com o destino de seus resíduos e informada da importância da regularização da sua rede de esgoto para a melhora da qualidade de vida do bairro.


Veiculada em setembro e outubro de 2020.

Conheça as campanhas de comunicação

do Trato Pelo Capivari.

Campanhas

impressas

A campanha impressa do Trato Pelo Capivari quer alcançar os seguintes objetivos:

 

      Chamar atenção à poluição do Rio Capivari;

      Apresentar o projeto do Trato à comunidade        dos Ingleses;

      Provocar debate;

       Informar os moradores do bairro sobre                 nossas ações e objetivos.

Para atingir estes fins, organizamos uma campanha com cartazes alertando sobre a poluição do Rio Capivari que mudam mês-a-mês, ficando sempre em evidência e presentes no cotidiano dos moradores dos Ingleses. 

 

Também confeccionamos materiais gráficos informativos que são distribuídos nas ruas, praças e praia do bairro. E por fim, panfletos técnicos de orientação a proprietários de imóveis sobre como regularizar suas ligações de esgoto.

Leques distribuídos durante a campanha
de verão na praia dos Ingleses.

campanha #1

Precisamos falar sobre o 
Rio Capivari.

Primeiro cartaz das campanhas mensais,

evidenciando a frase "Precisamos falar sobre o Rio Capivari", procurava impulsionar o começo da trajetória do Trato expondo a temática geral e afirmando  a entrada do Programa na comunidade no bairro dos Ingleses.
Veiculada em Janeiro de 2020

campanha #2

Saneamento é assunto
sério para os Ingleses.

Segundo cartaz das campanhas mensais,

com uma linguagem mais direta e,
falando objetivamente com os moradores
e moradoras do bairro, a campanha
tem a intenção de estimular a população
a conhecer o programa.

Veiculada em Fevereiro de 2020

Camiseta promocional 

do Trato Pelo Capivari,

utilizada por parceiros

durante as ações do Programa