Saiba quais foram as notícias no 3º trimestre de atuação

do Trato pelo Capivari

Recém-ultrapassada a marca de 200 lacres, o Trato Pelo Capivari bateu, com as ações especiais de fiscalização dos últimos dias, recordes diário e semanal de ligações de esgoto clandestinas interrompidas em Ingleses, no Norte da Ilha. Na manhã desta sexta-feira (28/08), em apenas uma servidão, o programa efetuou 22 lacres em casos de esgoto lançado na rede pluvial. Ao todo, foram alvo dessa medida extrema, que faz cessar no ato o fluxo irregular, 15 imóveis localizados na Servidão Tayla Stefane Damasceno Batista. Um condomínio chegou a sofrer três lacres; outros cinco – uma casa e quatro conjuntos residenciais –, dois cada. Além da manhã de hoje, o Trato Pelo Capivari realizou mais três ações especiais desde segunda-feira, somando 36 tubulações irregulares que, pela atuação direta das equipes do programa, deixaram de atingir a drenagem e, consequentemente, os rios e a praia de Ingleses. São 246 desde o início dos trabalhos no Norte da Ilha – a marca de duzentos havia sido ultrapassa na semana passada. Na quinta-feira (27/08), com sete imóveis fiscalizados, o Trato Pelo Capivari registrou oito lacres – três em um mesmo condomínio na Travessa Lua Nova –, duas multas por crime ambiental e uma autuação. Nas operações de segunda e terça-feira, foram seis e dois lacres, respectivamente, e outras duas multas, além de cinco imóveis que adequaram suas ligações sanitárias. *O programa* – O Trato Pelo Capivari faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro. De segunda a sábado, 22 técnicos inspecionam casas, condomínios e estabelecimentos comerciais no bairro do Norte da Ilha, com base em agendamentos, denúncias e ações especiais. Além das inspeções agendadas, o Trato Pelo Capivari conta com dois canais de denúncia contra esgoto irregular, atendendo a uma demanda expressa da população local nos canais de comunicação do Programa.

Trato Pelo Capivari lacra 22 ligações irregulares de esgoto em uma única servidão de Ingleses

28 de agosto de 2020.

Com recordes diário e semanal, programa chega a 246 lacres desde o início dos trabalhos no balneário do Norte da Ilha

Trato Pelo Capivari ultrapassa 200 lacres de ligações irregulares de esgoto em Ingleses

21 de agosto de 2020.

Últimas ações especiais do programa também registraram multas, autuações e uma sala comercial interditada

Com o Ribeirão Capivari correndo ao fundo, os nove – sete condomínios e duas casas – encontravam-se irregulares, despejando esgoto na drenagem, e sofreram ao todo seis lacres, quatro autuações e uma multa. Os demais lacres da semana foram realizados nos seguintes endereços: ruas Maiorca, dos Pinheiros e Graciliano Manoel Gomes; e Servidão Jatobá. Todos os imóveis que sofreram a medida tinham tubulações clandestinas conectadas à rede de drenagem – fluxo irregular de esgoto que, interrompido de imediato pelo lacre, deixa de atingir rios como o Capivari, outros córregos d'água do bairro e a praia de Ingleses. Com os últimos resultados, o programa já contabiliza 208 ligações irregulares lacradas no balneário do Norte da Ilha. Ao longo da semana, em outras três ações especiais, as fiscalizações do Trato Pelo Capivari resultaram em mais três multas e quatro autuações contra imóveis irregulares, com uma sala comercial, localizada em imóvel misto na Rua Graciliano Manoel Gomes, interditada, multada e com ligação clandestina lacrada na operação de segunda-feira (17/08). *O programa* – O Trato Pelo Capivari faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro. De segunda a sábado, 22 técnicos inspecionam casas, condomínios e estabelecimentos comerciais no bairro do Norte da Ilha, com base em agendamentos, denúncias e ações especiais. Além das inspeções agendadas, o Trato Pelo Capivari conta com dois canais de denúncia contra esgoto irregular, atendendo a uma demanda expressa da população local nos canais de comunicação com o Programa.

Com dez lacres efetuados na semana passada, o Trato Pelo Capivari ultrapassou a marca de 200 ligações irregulares de esgoto interrompidas diretamente pela ação do programa em Ingleses, no Norte da Ilha. As últimas ações especiais também renderam, além dos lacres, multas, autuações e a interdição de uma sala comercial por esgoto lançado na rede pluvial. Na última operação, realizada na manhã de sexta-feira (21/08), o Trato Pelo Capivari fiscalizou nove imóveis em uma única via de Ingleses, a Servidão Rosa Ana Conceição.

Conjunto tinha fossa extravasando em via pública; além das interdições, programa efetuou cinco lacres em imóveis irregulares do bairro

14 de agosto de 2020.

Ação do Trato Pelo Capivari interdita quatro salas comerciais em Ingleses nesta sexta-feira

Ação especial do Trato Pelo Capivari interditou, na manhã desta sexta-feira (14/08), quatro salas comerciais de um mesmo conjunto em Ingleses, no Norte da Ilha, por extravasamento de fossa em via pública. Autuado pela Vigilância Sanitária, que determinou no ato a interdição, o imóvel localizado na Servidão Ayrton Senna só poderá reabrir as lojas depois de corrigidas as irregularidades. Ainda na manhã de hoje, os técnicos do programa, acompanhados na operação por fiscais da Floram e da Vigilância Sanitária, lacraram cinco ligações de esgoto clandestinas em imóveis espalhados pelo bairro.

Somado a outro lacre realizado na terça-feira (11/08), o Trato Pelo Capivari já interrompeu 198 tubulações que lançavam efluentes diretamente na rede de drenagem pluvial em Ingleses – fluxo que continuaria a atingir, não fosse a ação do programa, rios como o Capivari, demais córregos d'água e a praia. Todos os cinco lacres desta sexta-feira foram efetuados na Servidão Rita Maria Garcia, em três casas e um condomínio. O proprietário de uma casas foi autuado pela Vigilância Sanitária e tem uma semana para corrigir as inadequações. Outros quatro imóveis fiscalizados – um comércio na Estrada Dário Manoel Cardoso, um condomínio na Servidão Netuno e outros dois na Servidão Ayrton Senna – regularizaram suas ligações sanitárias, em casos de esgoto conectado à rede pluvial e extravasamento de fossa. O último imóvel inspecionado na operação do Trato Pelo Capivari foi exatamente o conjunto que, flagrado com fossa extravasando na rua, sofreu a interdição de quatro salas comerciais até que comprovada a adequação.

Ao longo da outra ação especial da semana, na terça-feira, o programa da Casan, realizado em parceria com a Prefeitura de Florianópolis e executado pela ECHOA Engenharia, comprovou a regularização de mais três imóveis – além do lacre efetuado contra empreendimento misto na Estrada Dom João Becker, uma das principais vias de Ingleses, que lançava esgoto na drenagem. *O programa* – O Trato Pelo Capivari faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro.

De segunda a sábado, 22 técnicos inspecionam casas, condomínios e estabelecimentos comerciais no bairro do Norte da Ilha, com base em agendamentos, denúncias e ações especiais. Além das inspeções agendadas, o Trato Pelo Capivari conta com dois canais de denúncia contra esgoto irregular, atendendo a uma demanda expressa da população local nos canais de comunicação com o programa.

Operação desta sexta-feira fiscalizou imóveis na Travessa Antônio Francisco Alves; Vigilância Sanitária autuou quatro proprietários.

07 de agosto de 2020.

Em uma única rua de Ingleses, Trato Pelo Capivari lacra dez ligações irregulares de esgoto

Em ação especial na manhã desta sexta-feira (07/08), o Trato Pelo Capivari lacrou dez ligações irregulares de esgoto em uma única rua de Ingleses, no Norte da Ilha. Ao todo, seis imóveis da Travessa Antônio Francisco Alves – quatro deles, duas casas e dois condomínios, com dois lacres cada – tiveram tubulações clandestinas lacradas pela equipe do programa. Todas encontravam-se conectadas à rede pluvial. Além dos lacres, a Vigilância Sanitária autuou quatro proprietários na operação de hoje: dois da mesma rua e outros dois da Rua Graciliano Manoel Gomes, vizinha à Tr. Antônio Francisco Alves, responsáveis por condomínios que também lançavam esgoto na drenagem. Este é o terceiro dia seguido com ações especiais do Trato Pelo Capivari – quando técnicos do programa vão a campo acompanhados de fiscais da Floram e da Vigilância Sanitária – no bairro do Norte da Ilha.

 

Na quarta-feira (05/08), um condomínio da Rua Caminho das Alamandas flagrado com esgoto na rede pluvial sofreu um lacre e foi intimado pela Floram a se regularizar em até uma semana, do contrário será multado por crime ambiental. Outros quatro imóveis – um comércio na Estrada Dom João Becker, um condomínio e uma casa na Rua dos Lordes e outra casa na Rua Solar das Oliveiras – haviam se regularizado.

 

A ação especial de quinta-feira (06/08) resultou no lacre da ligação irregular de uma casa na Servidão Tayla Stefane Damasceno Batista. O proprietário também foi autuado pela Vigilância Sanitária, com prazo de uma semana para interromper o lançamento irregular e concluir as obras de adequação. Com o saldo da semana, o Trato Pelo Capivari – programa realizado pela Casan, em parceria com a Prefeitura de Florianópolis, e executado pela ECHOA Engenharia – completou 192 lacres desde o início dos trabalhos em Ingleses.

 

O Trato Pelo Capivari faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro. De segunda a sábado, 22 técnicos inspecionam casas, condomínios e estabelecimentos comerciais no bairro do Norte da Ilha, com base em agendamentos, denúncias e ações especiais. Além das inspeções agendadas, o Trato Pelo Capivari conta com dois canais de denúncia contra esgoto irregular, atendendo a uma demanda expressa da população local nos canais de comunicação com o programa.

Com 11 lacres na semana, já são 109 tubulações que deixaram de lançar esgoto na rede pluvial por ação direta do programa

03 de julho de 2020.

Trato Pelo Capivari ultrapassa 100 lacres de ligações irregulares em Ingleses

O Trato Pelo Capivari ultrapassou, nos últimos dias, a marca de 100 lacres contra ligações de esgoto irregulares no bairro de Ingleses, no Norte da Ilha. 

 

Em três ações especiais ao longo da semana, o programa da Casan, realizado em parceria com a Prefeitura de Florianópolis, interrompeu 11 tubulações  conectadas à rede de drenagem pluvial, somando 109 pontos de esgoto que, por ação direta dos técnicos do Trato Pelo Capivari, deixaram de atingir praia, rios e córregos. 

 

Os números indicam intensificação dessa medida extrema, que faz cessar de imediato a poluição causada pelo fluxo clandestino e força a regularização por parte do morador, contra imóveis irregulares em Ingleses. 

 

No primeiro trimestre de 2020, o Trato Pelo Capivari efetuou 36 lacres. Em menos tempo, desde a retomada das atividades no fim de abril, foram 73 – mais que o dobro –, com recorde semanal (14) registrado nos últimos dias de junho.

 

Na manhã desta sexta-feira (03/07), técnicos do Trato Pelo Capivari fiscalizaram, com acompanhamento da Vigilância Sanitária, dez imóveis no bairro. Dois condomínios e uma casa na Rua Olavio Valentim Garcia, próxima ao Ribeirão Capivari, foram flagrados lançando esgoto diretamente na rede de drenagem. Ao todo, sofreram 4 lacres.

 

Mais uma ligação irregular foi lacrada em condomínio na Servidão Verdes Mares. Com esgoto de dois blocos chegando na pluvial, os responsáveis foram multados por crime ambiental.

 

A equipe do Trato Pelo Capivari também flagrou hoje dois casos de extravasamento de fossa a céu aberto, nas servidões Mercedes Maria Luiza, em área próxima ao Costão Golf, e Netuno. Os proprietários foram autuados pela Vigilância Sanitária para que suguem o conteúdo das fossas e se regularizem. 

 

Nas outras duas ações especiais da semana, realizadas em 29/06 (segunda-feira) e 02/07 (quinta-feira), o programa efetuou 4 e 2 lacres, respectivamente, além de registrar duas multas por crime ambiental, uma em cada dia, emitidas pela Floram. 

 

O programa – O Trato Pelo Capivari faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro do Norte da Ilha. De segunda a sábado, 22 técnicos inspecionam as ligações de esgoto de casas, condomínios e estabelecimentos comerciais, com base em agendamentos, denúncias de esgoto irregular e ações especiais. A execução é da ECHOA Engenharia.

 

Além dos agendamentos de inspeção, o programa conta com dois canais de denúncia contra esgoto irregular, atendendo a uma demanda expressa da população local: por mensagem ao número (48) 99123-1223 (WhatsApp) ou através do site oficial: www.tratopelocapivari.com.br.