Trato Pelo Capivari lacra ligação irregular de esgoto nos Ingleses

31 de janeiro de 2020.

Ao longo da semana, programa inspecionou 90 imóveis entre condomínios, casas e estabelecimentos comerciais

Na manhã desta sexta-feira (31/1), a equipe do Trato Pelo Capivari lacrou a ligação irregular de esgoto de um condomínio nos Ingleses, no Norte da Ilha. O imóvel, localizado na Rua Maria Conceição, despejava esgoto diretamente na rede de drenagem pluvial -- um crime ambiental, de acordo com a legislação. Além do lacre, os técnicos do programa realizaram outras vinte inspeções ao longo do dia, encontrando mais quatro casos de esgoto na pluvial. Os proprietários dos locais inspecionados têm até quinze dias (15) para adequar as ligações sanitárias. Do contrário, estarão sujeitos à interrupção forçada da ligação irregular e à multa por crime ambiental de no mínimo R$ 5.000,00. Apenas dois imóveis, dentre os vinte hoje inspecionados pelo Trato, não apresentavam quaisquer irregularidades de esgoto. No balanço da semana, o Trato Pelo Capivari inspecionou 90 imóveis, entre condomínios, casas e estabelecimentos comerciais de grande e pequeno porte, dentre os quais 16 apresentavam esgoto na rede pluvial e apenas 13 mostraram-se sem irregularidades após os testes com corante. Amanhã, sábado, a equipe do programa seguirá com novas inspeções o trabalho de combate ao esgoto irregular nos Ingleses. O programa Iniciado em dezembro, o Trato Pelo Capivari -- programa realizado pela Casan, com a participação da Prefeitura de Florianópolis -- fará uma varredura nas ligações sanitárias dos Ingleses, ao longo de oito meses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro. A execução é da ECHOA Engenharia, empresa responsável pelo Floripa Se Liga Na Rede. Com inspeções diárias de segunda a sábado, os 22 técnicos do Trato Pelo Capivari atuam em ruas específicas do bairro, passando em cada casa, condomínio e estabelecimento comercial. A inspeção, se possível, é realizada na hora; caso contrário, o programa deixa um comunicado solicitando ao morador que agende uma visita. No escopo de atuação, além do pente-fino sistemático, o Trato Pelo Capivari atende a denúncias da população em casos suspeitos de esgoto na pluvial e extravasamento de fossa. O telefone para atendimento, recebimento de denúncias e agendamento de inspeções é (48) 99123-1223.

Nos últimos oito dias de trabalho nos Ingleses, a equipe do Trato Pelo Capivari flagrou 23 imóveis, dentre 61 inspecionados (38%), jogando esgoto diretamente na rede de drenagem pluvial. Para cessar o problema, lacres começaram a ser efetuados nesta sexta-feira (24/01), com duas ligações irregulares interrompidas pela equipe do programa. Os demais casos passarão pelo mesmo procedimento no início da próxima semana. Além das 23 ocorrências de esgoto na pluvial, a equipe encontrou dois imóveis com extravasamento de fossa -- somando os casos, é possível afirmar que, desde o dia 13 de janeiro, mais de 40% das inspeções do Trato Pelo Capivari resultaram no flagrante de irregularidades consideradas graves no bairro dos Ingleses. Os lacres desta manhã aconteceram em imóveis próximos ao Rio Capivari: na Servidão Capivari, que corta o rio, e na Rua Dr. Vânio Colaço, esquina com a Rua da Gaivotas, entre o rio e Praia dos Ingleses. Na ação, a equipe contou com o apoio de fiscal da Vigilância em Saúde. Iniciado em dezembro, o Trato Pelo Capivari -- programa realizado pela Casan, com a participação da Prefeitura de Florianópolis -- fará uma varredura nas ligações sanitárias dos Ingleses, ao longo de oito meses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro. A execução é da ECHOA Engenharia, empresa responsável pelo Floripa Se Liga Na Rede. Com inspeções diárias de segunda a sábado, os 22 técnicos do Trato Pelo Capivari atuam em ruas específicas do bairro, passando em cada casa, condomínio e estabelecimento comercial. A inspeção, se possível, é realizada na hora; caso contrário, o programa deixa um comunicado solicitando ao morador que agende uma visita. No seu escopo de atuação, além do pente-fino sistemático, o Trato Pelo Capivari atende a denúncias da população em casos suspeitos de esgoto na pluvial e extravasamento de fossa. Em algumas ações, há o acompanhamento de fiscais da Vigilância em Saúde e da Floram, do que resultam multas e autuações imediatas. A equipe técnica do Trato Pelo Capivari também recebeu, nesta semana, treinamento da Intendência dos Ingleses para efetuar lacres em ligações sanitárias conectadas na rede de drenagem, o que dará maior agilidade e efetividade no combate diário ao esgoto irregular no bairro.

Com 40% de casos de esgoto na pluvial, Trato Pelo Capivari acelera lacres de ligações irregulares nos Ingleses

24 de janeiro de 2020.

Diante do crime ambiental, os lacres foram autorizados e realizados no ato pela Intendência dos Ingleses. Todos os imóveis inspecionados tiveram suas ligações lacradas pelo mesmo motivo: esgoto conectado na rede de drenagem pluvial. Outras irregularidades, como ausência de caixa de gordura e fossa sobrecarregada, também foram detectadas pela equipe do Trato pelo Capivari. Os oito imóveis situavam-se nos seguintes endereços: Servidão João Patrício, Servidão Laureano José dos Santos, Estrada Dário Manoel Cardoso, Servidão Laureano Pereira dos Santos e Servidão Cisne Real. O Trato pelo Capivari é uma iniciativa da Casan que fará pente-fino, com inspeções diárias de segunda a sábado, nas ligações sanitárias -- onde há rede coletora ativa -- e unidades de tratamento individual no bairro dos Ingleses, tendo como objetivo principal a despoluição do Rio Capivari. As atividades começaram no mês de dezembro e já resultaram em mais de uma dezena de lacres e autuações contra imóveis irregulares. O programa conta com o apoio de fiscais e técnicos da Vigilância em Saúde, Floram e Prefeitura de Florianópolis, sendo executado pela ECHOA Engenheira, empresa responsável pelo Floripa Se Liga Na Rede.

Inspeções do programa Trato pelo Capivari resultaram, nesta manhã de sexta-feira (10/01), no lacre de oito ligações irregulares de esgoto no bairro dos Ingleses. Com apoio de fiscais da Vigilância em Saúde, a equipe do Trato identificou oito imóveis (sete condomínios e uma casa) lançando esgoto na rede pluvial em áreas próximas ao Rio Capivari, que percorre o bairro do Norte da Ilha e deságua na praia.

10 de janeiro de 2020.

Ação do Trato pelo Capivari lacra oito ligações irregulares de esgoto nos Ingleses